Fauna preservada

Um bioma é um conjunto de ecossistemas em que fauna, flora e clima estão associados. Dessa forma, um dos itens fundamentais para a preservação do ambiente original da Mata Atlântica é a proteção da fauna nativa. Por isso, o Programa de Manejo da Fauna Silvestre em Ibirapitanga procura monitorar, estudar, proteger e reintroduzir espécies na RPPN Rio dos Pilões.

O primeiro estudo para inventário das espécies foi realizado durante a elaboração do Plano de Manejo Ambiental, finalizado em 2005. Esse levantamento durou treze meses e listou mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes da Reserva.


Um novo estudo está em curso, com previsão de término para 2011. Realizado por uma empresa de consultoria ambiental, irá consolidar a lista de espécies de Ibirapitanga, verificar as condições de equilíbrio ecológico e detectar alterações no número de populações das espécies e nos ecossistemas.

O estudo ainda vai gerar um banco de dados, evidenciando as espécies da fauna tanto para a sua conservação, quanto para a caracterização das comunidades naturais da região, e apontar áreas de importância ecológica na preservação das espécies ameaçadas de extinção na Reserva.

A partir desses dados, novas medidas recomendáveis para controle, preservação e educação ambiental poderão ser estabelecidas.

Projetos como a criação de um Centro de Quarentena e Soltura de Animais Silvestres, a montagem de um Borboletário e a formação de um grupo de observadores de aves são algumas das propostas em avaliação.

A Reserva Ibirapitanga recebe animais da fauna silvestre, de espécies encontradas na região, trazidos pela polícia ambiental de Santa Isabel ou por vizinhos. Com a formação do Centro de Quarentena e Soltura de Animais, a RPPN Rio dos Pilões poderá atender orgãos estaduais e federais na recepção de animais apreendidos e que precisam de local seguro e preservado para integração à natureza.

Espécies encontradas na fauna de Ibirapitanga

•  Anfíbios - espécies da Ordem Anura
•  Aves
•  Mamíferos
•  Peixes
•  Reptéis

Aves Mamiferos Peixes Repteis

Pesquisas Científicas
A RPPN Rio dos Pilões é aberta à pesquisa científica de universidades e escolas técnicas. Uma casa dentro da Reserva chamada Base de Pesquisa, com pequeno laboratório e infraestrutura para abrigar 20 pessoas, é oferecida.

© Reserva Ibirapitanga. 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Witix