Fiscalização

O Programa de Fiscalização e Segurança existe para proteger a RPPN Rio dos Pilões. A mesma equipe que faz a segurança do residencial também se encarrega da segurança da RPPN. Dessa forma, o esquema de proteção da área florestal integra o da área urbana.

Ronda ambiental
A dinâmica de segurança ambiental se baseia em um sistema de rondas realizadas por vigilantes motorizados e mateiros. A função é prevenir e enfrentar invasões nas áreas da mata. Desde que foi implantado, o sistema de rondas tem sido bastante eficiente. Foram reduzidas as ocorrências com posseiros, madeireiros, caçadores, ladrões de recursos naturais entre outros.

Os mais de 40 km ao redor de toda a área do licenciamento são percorridos por vigilantes motorizados atentos a qualquer sinal de invasão. Internamente, a segurança ambiental é feita por uma equipe de mateiros que percorrem as áreas florestais 24 horas por dia, sempre em duplas. Ao se defrontarem com situações de agressão à Reserva, os mateiros devem acionar as equipes de vigilância para providências. Os mateiros ainda têm prestado serviço secundário importante de coleta de sementes e de desmonte de armadilhas, jiraus, cevas e outros equipamentos de captura de animais.

Combate a Incêndios Florestais
A Brigada de Incêndio da Reserva Ibirapitanga (BIRI) também faz parte do Programa de Fiscalização e Segurança. A Brigada é composta por um corpo de voluntários, envolvidos de alguma forma com a Reserva, que recebem treinamentos ministrados pela Fundação Matutu. O grupo é muito bem equipado e teve sucesso no combate a três focos de incêndios florestais nos limites da Reserva desde que foi instituído em 2007.

Projetos
A segurança na RPPN está em constante evolução. Existem projetos em estudo que poderão ter desdobramentos muito aproveitáveis. Por exemplo, o monitoramento de pontos sensíveis por câmeras de vídeo, a instalação de torres de observação de incêndios, a preparação de trilhas internas para rondas a cavalo, a instalação de postos da Polícia Florestal dentro da Reserva e vários outros.

© Reserva Ibirapitanga. 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Witix