Responsabilidade Social

Com seus programas de responsabilidade social e de envolvimento com as comunidades do entorno, a APRI deseja que a urbanização de Ibirapitanga se realize de forma sustentável, valorizando as tradições culturais existentes e promovendo o desenvolvimento econômico e social de sua vizinhança. Assim, busca permanentemente aproximação, comunicação e oferecer oportunidades de trabalho para as comunidades rurais e urbanas de seu entorno, estabelecendo projetos e ações de educação ambiental e de capacitação profissional com as populações de Santa Isabel e Arujá.

Primeiras ações
Logo no início da implantação do loteamento, a APRI identificou e buscou engajamento com as lideranças das comunidades dos bairros do Ouro Fino e da Pedra Branca em Santa Isabel, promovendo uma série de assembleias com as populações locais para que se pudesse explicar o desenho da Reserva e o provável futuro de toda a região. Depois disso, inaugurou-se um consistente canal de diálogo entre a APRI, a Associação dos Moradores do Bairro do Ouro Fino – AMOF e a Sociedade Amigos da Pedra Branca, e ampliado para as comunidades de Jaguari e Santa Rosa.

O diálogo favoreceu a compreensão de que a preservação da área da RPPN Rio dos Pilões representa proteção de uma riqueza ecológica coletiva, que favorecerá a manutenção das características culturais dessa população, ao mesmo tempo que oferece a possibilidade de promoção social e econômica. Foi acordado que toda e qualquer oportunidade de trabalho será prioritariamente oferecida a membros das comunidades, angariados pelas associações e sociedades de bairro. Pretende-se com isso reservar os recursos de Ibirapitanga para a economia local, a fim de gerar riqueza entre os integrantes das comunidades e, tanto quanto possível, evitar o inchaço populacional e a indesejável favelização do entorno.

Iniciativas
Nesse sentido, a APRI tem se dedicado a inúmeros projetos e iniciativas com bons resultados.

  • A Associação já promoveu cursos de formação de reflorestadores, capacitando mais de setenta trabalhadores para o plantio arbóreo.
  • Promoveu cursos de monitoria ambiental para jovens da região. 
  • Promoveu a extensão da Cooperativa de Serviços de Santa Isabel à região do loteamento para organizar a prestação de serviços de plantio e calçamento das vias
  • Organizou e participou do Fórum Comunitário de Santa Isabel, e patrocinou durante um ano um programa semanal na Rádio Singão sobre as comunidades do Município de Santa Isabel.
  • Implementou o programa de coleta seletiva no Residencial Terras Altas.
  • Regularmente promove a visitação de estudantes de escolas da região para fomentar a discussão sobre educação ambiental. Recebe, ainda, visitas de pessoas da terceira idade, estreitando laços com a Prefeitura Municipal de Santa Isabel e a Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social e Fundo Social.


Futuro
Afora as iniciativas já realizadas ou ainda em curso, novos projetos estão em estudo. Além disso, Ibirapitanga tem tudo para incrementar o comércio local e a rede de serviços urbanos, e a APRI quer que os habitantes de Santa Isabel e Arujá sejam os protagonistas nesse novo cenário econômico.

Relação das ações já desenvolvidas com as comunidades do entorno

• Censo sociológico das comunidades do entorno.
• Aproximação e realização de assembleias para apresentação de Ibirapitanga às comunidades do entorno (Ouro Fino, Pedra Branca, Jaguari e Santa Rosa).
• Estabelecimento de parcerias com a Associação dos Moradores do Ouro Fino e com a Sociedade Amigos da Pedra Branca.
• Programa de aproveitamento de mão de obra do entorno.
• Extensão das atividades da Cooperativa de Serviços de Santa Isabel à região de Ibirapitanga.
• Cursos de formação de reflorestadores.
• Projeto de qualificação de mão de obra para construção civil (Doutores da Construção).
• Estímulo à criação e à participação no Fórum Comunitário de Santa Isabel.
• Promoção e patrocínio de um ciclo de programas de rádio sobre as comunidades de Santa Isabel durante um ano na Rádio Singão.

© Reserva Ibirapitanga. 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Witix