Conceito

A interação harmônica entre o homem e a natureza define a Reserva Ibirapitanga em seu modelo inovador de urbanização. O conceito, ousado na sua simplicidade, possibilita que fragmentos de Mata Atlântica sejam preservados e convivam lado a lado com sofisticada estrutura urbana. A combinação de loteamento e reserva ambiental proporciona aos proprietários e moradores do empreendimento uma vivência muito especial que inclui qualidade de vida e compromisso ambiental. Essa dinâmica favorece ambos os lados: o Residencial Terras Altas ganha em conexão com a natureza e a RPPN Rio dos Pilões ganha em capacidade de investimento e gestão.

A proposta atrai um público muito específico que deseja desfrutar das facilidades e confortos da vida em loteamento fechado, mas que também valoriza a natureza e está disposto a investir em sua conservação para as futuras gerações. São pessoas interessadas em experimentar um novo modelo de desenvolvimento, conscientes de sua responsabilidade na gestão sustentável dos recursos naturais, na valorização social das comunidades do entorno e na preservação do pedaço de mata nativa que lhes pertence.

Ao adquirir um terreno na Reserva Ibirapitanga, o proprietário de um lote residencial de 1 mil m², por exemplo, se torna sócio e corresponsável por área de 4 mil m² da RPPN e pela proteção integral e perpétua da flora, da fauna, dos solos e dos recursos hídricos abrigados pela Reserva, cuja administração é de responsabilidade da Associação dos Proprietários em Reserva Ibirapitanga – APRI.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é o conjunto de ecossistemas mais rico em biodiversidade do planeta. Ela é a segunda maior floresta tropical em importância e em extensão na América do Sul. São 1.300.000 km² de área que ocupam cerca de 15% do território nacional, englobando 17 estados brasileiros – do Rio Grande do Sul ao Piauí. A magnitude dessa floresta, entretanto, foi e vem sendo ameaçada pela ação humana. De acordo com dados da Fundação SOS Mata Atlântica, 93% da formação original da mata foi devastada.

A Reserva Ibirapitanga, localizada no município de Santa Isabel - a 60 quilômetros da cidade de São Paulo -, faz parte dos 7% restantes de Mata Atlântica preservados no país. Situada em trecho de extrema importância biológica do corredor verde da Serra do Mar, na Área de Proteção de Mananciais (APM) da Região Metropolitana da Grande São Paulo e na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Paraíba do Sul, Ibirapitanga é composta por áreas residenciais integradas a áreas de proteção e restauração florestal.

© Reserva Ibirapitanga. 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Witix