Publicado em: 23/02/2015

Novo controle de velocidade

Por Ana Vasconcelos

Se você circula com frequência em Reserva Ibirapitanga, deve ter visto faixas amarelas pintadas no asfalto em algumas ruas. Trata-se do novo controle de velocidade de veículos, que teve início no dia 13 de fevereiro.

O controle é feito por vigilantes em seis pontos, sendo um no módulo 1, dois na avenida 1 (entre o lago e rotatória do módulo 2) e três pontos no módulo 2. “Os vigilantes rondantes ficam posicionados nos pontos estratégicos de checagem, nos horários de pico. Munidos de um cronômetro digital, medem o tempo de deslocamento do veículo em uma distância de 50 metros, devidamente sinalizada. Utilizando uma tabela de interpolação, identificam a velocidade do veículo”, explica o consultor de segurança da Apri, Felipe Gonçalves Silva.

A medida foi implementada pela grande incidência de ocorrências envolvendo excesso de velocidade. “Temos muitas reclamações dos associados sobre a velocidade dos carros, e ano passado um cachorro de estimação morreu atropelado no módulo 1. Essa foi a medida mais simples e rápida de implementar visando o cumprimento do regulamento da Reserva, cujo limite de velocidade é de 30 km/h. Trata-se de um projeto piloto e, havendo sucesso, serão implantados novos pontos de controle”, diz Felipe.

 

Monitoramento

 

Não há um horário pré-definido para o monitoramento. A medição é intensificada nos horários de pico de acessos de veículos, quando ocorre a entrada e saída de prestadores de serviços (de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 10h30, e entre 16h30 e 18h), bem como aos finais de semana, quando houver grande movimentação de veículos (eventos, festas etc.). No entanto, as equipes de ronda que patrulham o condomínio estão aptas a fazer a medição a qualquer hora e, caso identifiquem qualquer veículo em excesso de velocidade, irão orientar o condutor.

Felipe explica ainda que as medições de velocidades inferiores a 40 km/h serão desprezadas. As superiores a 40 km/h, serão reportadas à portaria. Embora o limite de velocidade em Reserva Ibirapitanga seja de 30 km/h, é considerada uma margem de erro. “Os infratores serão orientados pela equipe ao passar na portaria e comunicados formalmente pela administração. Quando tratar-se de um prestador de serviço, o associado responsável pela liberação do acesso do infrator também será comunicado.” 

Cabe a cada associado zelar pela segurança em Reserva Ibirapitanga. Respeite o limite de velocidade e oriente seus familiares, visitantes e prestadores de serviço a fazerem o mesmo. A segurança de Reserva Ibirapitanga, por onde circulam nossas crianças e idosos, além de animais silvestres e domésticos, depende de cada um de nós. Faça sua parte!