Publicado em: 22/07/2015

Lixo, não. Material reciclável, sim!

Associados da Apri na sede da Cata Papel, em Santa Isabel: lições importantes sobre reciclagem


Por Ana Vasconcelos

“Você sabia que se faz telha com embalagem tetra pak e roupas com garrafa pet? E que se recicla óleo de cozinha? E que garrafa de vidro é feita de areia?”. Foram muitas as curiosidades que o monitor “Tio Du” contou para os associados da Apri que participaram da 3ª Etapa do Projeto Ibirapitanga do Futuro, no último sábado (18/7).

O grupo de crianças e adolescentes foi recebido por monitores em frente à sede da Apri. Para “quebrar o gelo” e dar início à discussão sobre reciclagem, cada criança preparou um boneco com garrafa pet.

Com seus bonecos na mão e muita animação, seguiram viagem até a sede da Cata Papel, associação de operadores em reciclagem de Santa Isabel, responsável pelo recolhimento de todo o material reciclável que é descartado em Reserva Ibirapitanga.

Lá, descobriram onde vai parar tudo o que é depositado nas lixeiras verdes de Ibirapitanga. Caixas de papelão, embalagens tetra pak, garrafas pet, vidros, latas, entre muitos outros objetos, passam por um processo de triagem manual e é separado por tipo de material. Daí são destinados para indústrias que reprocessam esse material, transformam em matéria-prima novamente e voltam para a cadeia de produção industrial.

Material rico

Compreender esse processo é fundamental para as crianças e adultos mudarem o conceito que têm de lixo. O que pode ser reutilizado, portanto, deixa de ser lixo e se torna algo rico, que merece um tratamento especial, ainda mais em nosso planeta, cujos recursos são esgotáveis.

Reciclar é tão importante quanto cuidar do nosso espaço. Antes, ainda, é fundamental evitar o consumo exagerado – e desnecessário – de produtos e, ao descartar, ter o cuidado de usar as lixeiras apropriadas, separando lixo orgânico do material reciclável.

“Se possível, lave as caixas de leite, não deixando restos do líquido dentro, evite colocar bituca de cigarro dentro de latas e embalagem, não contamine o material reciclável com resto de comida ou pó de café e nunca descarte seringa ou material hospitalar junto com o material reciclável”, recomenda Hellen Nascimento Oliveira, uma das responsáveis pela Cata Papel.

Sensibilizar e cuidar

Depois de conhecerem a Cata Papel, a grupo retornou à Reserva, onde foi recepcionado com um lanche. Ao final da atividade, o diretor de Meio Ambiente da Apri, Marcos Marques, se mostrou satisfeito com o resultado.

“Nessa terceira etapa do Projeto, quisemos mostrar para as crianças que quando elas descartam uma garrafinha pet, por exemplo, nos coletores de Ibirapitanga, essa garrafa não se desintegra e desaparece. Ao mostrarmos qual o destino final dessa garrafa, sensibilizamos sobre como descartar corretamente”, afirma.

Ao sensibilizar as crianças pretende-se, por tabela, sensibilizar os pais. “É triste quando a gente percorre nossas trilhas na Reserva e encontra garrafas, latas, copos descartáveis e embalagens Jogados no chão. Para resolver esse problema, só contando com a sensibilização de todos” finaliza Marcos.  

Em breve será anunciada a data da quarta – e penúltima – etapa do Projeto Ibirapitanga do Futuro. Fique de olho no site e não deixe de participar. 

 

Galeria de fotos